Semana para lá de bagual
A presença de centenas de cavalarianos na abertura da Semana Farroupilha é o reflexo do orgulho em cultivar a tradição. É isso que move os tradicionalistas da mais antiga entidade da região, o CTG Ponche Verde, há quase 60 anos. Os tradicionalistas do Ponche Verde foram os primeiros a receber a centelha farroupilha. Entre eles, estava Luana Lazzaron, 15 anos. Ela diz que se sente honrada em levar o nome do CTG a diferentes eventos, como rodeios e cavalgadas.
? É um orgulho e uma responsabilidade pertencer à entidade mais antiga da 13ª RT. Temos que dar o exemplo numa solenidade importante como esta ? comenta Luana.
Apesar de o vento ter dificultado o trabalho, a Chama Crioula foi levada pelos representantes dos CTGs e piquetes para as sedes de suas entidades, para que os frequentadores dos centros possam ter acesso à centelha.
? A única regra é que a chama crioula esteja em um local de fácil acesso ao público ? explica o diretor do departamento de Apoio Cultural da 13ª RT, Fernando Baltar.
A chama ? O fogo simbólico dos gaúchos foi aceso no dia 20 de agosto no CTG Fogo de Chão, em Taquara, com a presença de tradicionalistas de todo o Estado e também de Santa Catarina e do Paraná.
A chama foi trazida pelo grupo de cavalarianos Tropeiros do Coração do Rio Grande para Santa Maria e permanece na Casa do Gaúcho, no Parque Itaimbé, até o dia 20 de setembro, quando será apagada, em uma solenidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário