quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Semana para lá de bagual

Começou ontem, oficialmente, a Semana Farroupilha em todo o Rio Grande do Sul. A distribuição da Chama Crioula para as entidades tradicionalistas marca o início da programação mais intensa em torno do 20 de Setembro. Em Santa Maria, os cavalarianos se reuniram na Gare da Estação Férrea para receber uma centelha do fogo simbólico, aceso no dia 20 de agosto, em Taquara. Até o dia 22 de setembro, ocorrem eventos comemorativos nos municípios de abrangência da 13ª Região Tradicionalista (RT) ? confira, no quadro, a programação em Santa Maria.

A presença de centenas de cavalarianos na abertura da Semana Farroupilha é o reflexo do orgulho em cultivar a tradição. É isso que move os tradicionalistas da mais antiga entidade da região, o CTG Ponche Verde, há quase 60 anos. Os tradicionalistas do Ponche Verde foram os primeiros a receber a centelha farroupilha. Entre eles, estava Luana Lazzaron, 15 anos. Ela diz que se sente honrada em levar o nome do CTG a diferentes eventos, como rodeios e cavalgadas.

? É um orgulho e uma responsabilidade pertencer à entidade mais antiga da 13ª RT. Temos que dar o exemplo numa solenidade importante como esta ? comenta Luana.

Apesar de o vento ter dificultado o trabalho, a Chama Crioula foi levada pelos representantes dos CTGs e piquetes para as sedes de suas entidades, para que os frequentadores dos centros possam ter acesso à centelha.

? A única regra é que a chama crioula esteja em um local de fácil acesso ao público ? explica o diretor do departamento de Apoio Cultural da 13ª RT, Fernando Baltar.

A chama ? O fogo simbólico dos gaúchos foi aceso no dia 20 de agosto no CTG Fogo de Chão, em Taquara, com a presença de tradicionalistas de todo o Estado e também de Santa Catarina e do Paraná.

A chama foi trazida pelo grupo de cavalarianos Tropeiros do Coração do Rio Grande para Santa Maria e permanece na Casa do Gaúcho, no Parque Itaimbé, até o dia 20 de setembro, quando será apagada, em uma solenidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário