sábado, 13 de agosto de 2011

Reforço de quatro patas

Receita Federal de Santa Maria vai usar cão farejador no combate ao tráfico de drogas

O Núcleo Operacional de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Nurep) da Delegacia da Receita Federal (RF) de Santa Maria tem um novo integrante: o cão farejador Davos, que atuará nas operações de combate ao tráfico de drogas. O pastor alemão chegou há duas semanas e está temporariamente no canil da Base Aérea. Ele ganhará, em breve, acomodações no pátio do depósito da Receita. A saúde do cão está garantida, por meio de convênio com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A primeira missão dele seria na madrugada deste sábado.

Davos foi comprado do Canil Phanomen, em São Paulo, por meio de licitação, por R$ 1,8 mil. Tem 1 ano e 6 meses e foi treinado desde os 3 meses, no Centro Nacional de Cães de Faro, em Vitória (ES). O delegado da RF em Santa Maria, Alexandre Rampelotto, diz que Davos foi escolhido pela persitência ? procura a droga até encontrá-la.

Condutor ? O condutor do cachorro é o analista tributário José Alberto Mallmann. Na sexta-feira, a RF simulou situações em que o cão irá atuar.

? Ele detecta o cheiro da droga quase automaticamente e leva segundos para achar ? diz Mallmann.

Conforme Rampelotto, Davos não tem contato com a droga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário